Na noite de 08 de agosto de 2025, o auditório da Prefeitura de Sapezal recebeu moradores, autoridades e representantes de diversas entidades para a audiência pública de apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A audiência foi conduzida pelos servidores da Prefeitura de Sapezal, a Auditora Pública Municipal, Hellen Graciosa e o Secretário Adjunto de Finanças e Orçamento e Tesoureiro, Leonardo Peliciário, o encontro durou das 19h às 22h e marcou um importante momento de diálogo entre o governo municipal e a população sobre o futuro da cidade.
A mesa de honra contou com o prefeito Cláudio José Scariote, o vice-prefeito Mauro Antônio Galvão, o promotor Álvaro Schiefler, o procurador municipal José Aparecido de Oliveira Junior, e o vereador Juliano Delmondes, segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Estiverem presentes os vereadores Eliston Guarda, André Pozzobom, Professor Leandro, Joilson Assunção e Helenildo Pereira, e também as representações de entidades municipais, como a Associação Lar Portal do Futuro, Lions Clube de Sapezal, Grupo É Bem Mato Grosso, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapezal - SIMS, Associação Comercial e Empresarial de Sapezal - ACISA, todos os secretários municipais, servidores e muitos cidadãos sapezalenses.
O PPA é o documento que define as prioridades de investimentos e ações da Prefeitura para os próximos quatro anos. Ele orienta onde o dinheiro público será aplicado, com base nas necessidades levantadas pela comunidade por meio de consulta e audiência pública.
Nesta edição, as pesquisas apontaram como principais prioridades:
Saúde (ampliar e reformar postos de saúde);
Moradia (habitação popular e regularização fundiária);
Educação (novas escolas e creches);
Saneamento básico (água e esgoto);
Segurança pública.
De forma resumida, foram apresentados programas e metas para:
Modernizar a gestão pública e valorizar servidores;
Melhorar infraestrutura urbana e rural (asfalto, iluminação, calçadas);
Ampliar equipamentos de saúde e criar novas unidades;
Investir em esporte, lazer e cultura;
Fomentar o turismo, o comércio e a geração de empregos;
Incentivar a preservação ambiental;
Garantir políticas para assistência social, crianças, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
Os microfones também foram abertos para sugestões e críticas. Moradores falaram sobre:
Trânsito e segurança no entorno das escolas;
Causa animal;
Criação de uma secretaria exclusiva de Cultura;
Mais apoio à Guarda Municipal;
Acessibilidade nas ruas e prédios públicos;
Mais investimentos em saneamento básico;
Atenção à saúde mental, especialmente para mães de crianças atípicas;
Suporte a associações comunitárias.
As contribuições serão analisadas e podem ser incorporadas antes do envio do PPA para votação na Câmara de Vereadores.
O prefeito Cláudio Scariote reforçou o convite: “Nem sempre conseguiremos fazer tudo de imediato, mas com planejamento e participação de todos, avançaremos muito.”