A expedição Roosevelt Rondon teve inicio no município de Cáceres – MT e de lá seguiu pelo Rio Paraguai e Cuiabá chegando no histórico Salto do Rio Papagaio, local que hoje é conhecido com Salto Utiariti que fica na divisa entre os Municípios de Sapezal e Campo Novo do Parecis.
Devido à grande importância histórica desta expedição, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Coordenação de Turismo organizou uma programação para lembrar esta data que marca os 100 anos da passagem dos desbravadores pela região.
No dia 27 de abril será realizada uma visita técnica com os alunos do ensino fundamental e médio nas ruínas deixadas pela comitiva de Marechal Candido Rondon em sua passagem por Sapezal.
No dia 3 de Maio esta na programação uma palestra com o Jornalista e Cineasta Cacá de Souza que vai falar sobre as contribuições da Expedição de Roosevelt Rondon para o estado do MT. A palestra acontecerá nas dependências do auditório do Paço Municipal João Borges Maggi a partir das 20h e esta aberta a toda a população sapezalense.
Segundo o Coordenador de Turismo, Sidnei Roberto Zimmermann (Beto), a data marca um acontecimento histórico para o Município de Sapezal e não deve passar em branco, disse ainda que é de extrema importância para se resgatar uma historia que vinha sendo esquecida a muito tempo e com o tempo de esquecimento, abandono, falta de cuidado e compaixão muito das estruturas das Ruinas não existem mais, serão feitos trabalhos de limpeza e conservação das Ruínas deixadas pela comitiva de Roosevelt e Rondon na região do Utiariti . E também com o intuito de proteger e promover a diversidade cultural, reconhecendo a complexidade e abrangência das atividades e valores culturais em todos os territórios, ambientes e contextos populacionais, buscando dissolver a hierarquização entre alta e baixa cultura, cultura erudita, popular ou de massa, primitiva e civilizada, e demais discriminações ou preconceitos.