Objetivando fomentar a transparência na gestão Pública com transferência de tecnologias e estimular o exercício da cidadania, trazendo orientações de forma a garantir o controle externo dos recursos públicos com fiscalização e avaliação de resultados, com contribuição para a qualidade efetiva dos serviços e interesses da sociedade, foi realizado ontem (29), no Auditório do Paço Municipal, o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado - PDI, orientado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE, visando contribuir para a melhoria dos resultados de Políticas Públicas no Município de Sapezal.
A Drª Jaqueline Maria Jacobsem Marques Conselheira Substituta, esteve representando o Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE Waldir Júlio Teis, fez a abertura dos trabalhos, falando da importância que o Tribunal tem dado aos municípios que aderiram ao PDI, afirmando que os gestores que assim o fizeram, como é o caso da Prefeita Ilma Grisoste Barbosa, demonstram total interesse participativo da sociedade na administração de Sapezal, abrindo as portas para a transparência, agradeceu os presentes, e parabenizou-os pelo interesse no assunto, afirmando que só é possível cobrar algo dos gestores se houver participação nas discussões e elaborações de audiências publicas.
A Prefeita Ilma Grisoste por sua vez agradeceu a todos os presentes, citando nominalmente cada componente da mesa, dizendo se sentir honrada com presença todos e os convidou a estarem sempre participando das discussões apresentadas pelo Poder Executivo Municipal pois disse ela. "Sem planejamento e discussões nunca seria possível a realização de projetos e leis implementadas por nossa administração".
A Drª Cassyra Vuolo abordou os temas: "Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado - PDI", "Projeto de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do PDI"; "Os Conselhos de Políticas Públicas, enquanto instrumento de controle social de participação democrática".
A seguir os controladores Internos, Contadores e os responsáveis pela Transparência do Município, participaram de uma Oficina da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE. Em seguida os trabalhos de grupos, e sistematização, proposições e aplicações da avaliação reativa; trabalhos de plenária e documentação dos resultados das decisões.
No encerramento a Drª Cassyra fez um relato do trabalho realizado naquela manhã e avaliou como muito positivo, agradecendo a seguir os representantes e membro dos 14 Conselhos que participaram da oficina, afirmando que este encontro em Sapezal, é mais um dos vários realizados este ano no Estado.