Os municípios com Potencial Turístico de Mato Grosso vão participar da festa de abertura da Temporada Turística 2015, que será realizada no próximo dia 18 de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento, que tem como tema o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Turismo, será promovido em parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Trade Turístico, além de outras entidades. O objetivo é divulgar os produtos e o potencial turístico, cultural e ambiental, contribuindo para o fomento da atividade turística em todas as regiões do estado.
A prefeita de General Carneiro, Magali Vilela, que também é presidente da Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur), enalteceu a iniciativa conjunta do governo estadual e do trade em promover o evento que vai proporcionar aos municípios um espaço para apresentar a cultura regional e as belezas naturais de cada região.
Ela frisou que os municípios necessitam de apoio do poder público e também da iniciativa privada para desenvolver a política de turismo. “São diversas cadeias produtivas que precisam ser melhor exploradas. Em nosso município, por exemplo, temos o artesanato indígena, além das agroindústrias que movimentam o turismo local”, assegurou.
Durante o evento, os municípios turísticos vão apresentar nos estandes da feira, uma mostra do artesanato, gastronomia, folclores e as belezas naturais das regiões. A prefeita adiantou que os municípios menores que não têm condições de participar da exposição, com um estande próprio, vão expor em conjunto no estande reservado para a Ampur. “A nossa meta é garantir a presença da maioria dos municípios com potencial turístico. Por este motivo, mobilizamos os prefeitos de todas as regiões do estado, para que não deixem de participar desse evento significativo para Mato Grosso”, disse ela.
A festa de abertura da temporada turística contará ainda com a mostra do empreendedorismo, shows regionais e feira gastronômica para o grande público, entre outras atrações. A programação contará com diversas palestras, seminários, oficinas, workshops e reuniões segmentadas, com foco no desenvolvimento sustentável. “Para os municípios é muito importante discutir as ações que poderão impulsionar novos projetos para o setor de turismo”, afirmou a prefeita.