Na tarde de ontem, o secretário de saúde Jarcedi Hahn e o engenheiro Cleverson Barbiero, foram nas aldeias indígenas Salto da mulher e Vale do papagaio, para avaliar as estruturas físicas, necessidades primordiais, e verificar sobre as reivindicações pedidas na reunião desta segunda -feira.
Infelizmente, ambas aldeias estão largadas ao descaso, foi o que constatamos. Estamos vivendo sim, em um momento difícil, no qual a democracia arduamente conquistada está em risco, os nossos direitos humanos também andam ameaçados, e olhando a nível nacional, já tem alguns anos que não tem sido tranquilo para as comunidades indígenas do Brasil. Mas é de aborrecer qualquer ser humano que se depara com dezenas de famílias tão perto de nós, e sem absolutamente nada de medicamento. Estruturas físicas sendo destruídas por invasão de ratos e morcegos, telhas quebradas, janelas que não fecham, posto de saúde sem balança, sem esparadrapo, sem nada. Sem nenhuma manutenção daquilo que um dia foi construído para suprir as necessidades das aldeias indígenas.
Vamos cumprir com o prometido da campanha, quando reuníamos com diversas lideranças indígenas, afirmando o compromisso em garantir os direitos dos índios. “Podemos dizer que estamos todos juntos no mesmo barco, e que só resta muito trabalho para realizar junto com os indígenas para reverter esta situação”, finalizou o secretário de saúde.
--
Brenna Cuiabano
Assessoria de Imprensa