Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto o II CIRCUITO BRASILEIRO DE DANÇA SENIOR na Praia Formosa, estado do Espírito Santo.
Esteve presente no evento o Grupo Viva Feliz – Dança Sênior de Sapezal. Os membros são idosos que frequentam o Grupo Conviver, composto de 35 dançarinos. Os ensaios acontecem todas as quinta-feiras às 8:00 horas no Centro Multidisciplinar Tereza Jarczeski e as danças são administrada pela Professora Maisa Mara Ferrari, formada em Educação Física. Além dos membros do Grupo Viva Feliz estiveram no evento o Professor Everton Pesente e a Primeira Dama do Município Luci Vania Casagrande.
Foi um final de semana de muitas danças, alegria e integração, com participação de grupos de vários estados, como: Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás e São Paulo. Essa foi uma oportunidade de integrar e socializar dançando.
Segundo a Professora Maisa, desenvolver uma rotina em que inclua a dança auxilia no fortalecimento das articulações, dos músculos e da coordenação motora, além de proporcionar bom equilíbrio e postura corporal. “Entre os nossos alunos, observa-se melhora da ansiedade e até da depressão, menor limitação física para as atividades do dia a dia, com menos fadiga e mais disposição”.
Outro ponto positivo é o estímulo à memória recente, melhorando a atenção e concentração. A socialização que as aulas de dança promovem é capaz de gerar novar amizades, alegrias, motivações, descontração e divertimento. “ A união de música, movimento e convívio social ajuda no equilíbrio emocional, trazendo de volta o prazer na realização dos afazeres diários”. Além disso, a atividade física libera hormônios que induzem a excitação física e mental, regulando os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, entre outros benefícios.