17 MAI 2018
Programa Nacional Conecta Biblioteca

A diretora do departamento de Cultura, Andreza Silva, participa nessa semana do treinamento do programa nacional Conecta Biblioteca. A formação que iniciou no dia 16, segue até a sexta-feira (18), na sede da ONG Recode, no Rio de Janeiro. A Biblioteca Pública Municipal Centro do Saber André dos Santos de Sapezal, foi uma das 108 bibliotecas brasileiras selecionadas para integrar o Conecta Biblioteca. Em 2017 foram 92 participantes.

O programa é realizado pela ONG Recode e a Caravan Studios e visa estimular a transformação social por meio de bibliotecas públicas, consideradas recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

Conforme a ONG, os profissionais recebem formações em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa e estratégias de comunicação e articulação. Além disso, os participantes da 1ª edição, realizada em 2017, relataram as experiências implantadas em seus municípios a partir do treinamento.

O objetivo principal do Conecta Biblioteca é aproximar a comunidade do ambiente da biblioteca e atrair novos usuários para esse aspecto cultural. De acordo com o próprio programa, para atingir as metas, o Conecta “promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação”.

Andreza convida a comunidade sapezalense a visitar a Biblioteca Municipal Centro do Saber André dos Santos. Conforme a coordenadora do departamento de Cultura, a Biblioteca Municipal tem obras tanto literárias quanto da área de pesquisa científica. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira em dois turnos: das 7 horas às 11 horas pela manhã, das 13 horas às 17 horas no turno vespertino.

O programa

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.