Domingo, 08 de dezembro de 2019

05/10/2019 às 16:26:00
Fórum Municipal de Cultura de Sapezal.

No dia 03/10/2019, a Prefeitura Municipal de Sapezal, através do Departamento Municipal de Cultura realizou o I Fórum Municipal de Cultura, um evento aberto a toda comunidade com o objetivo de discutir as atividades culturais existentes no município e projetando um olhar para o futuro.

Estiveram presentes autoridades locais, professores, estudantes, representantes dos segmentos da música, dança, audiovisual, artes cênicas, expressões tradicionais e folclóricas e patrimônio cultural.

A Diretora Municipal de Cultura de Juína, Sra. Silvia Machado, trouxe a expertise do que foi desenvolvido em sua cidade, a fim de esclarecer e sensibilizar o cidadão sapezalense em relação às temáticas culturais.

Formaram-se Grupos de Trabalho setorizados que discutiram e demandaram propostas para o fortalecimento da cultura local.

“Sapezal é uma cidade nova composta de múltiplas culturas, as quais permutam entre si formando a cultura de nossa gente e isso é algo que precisamos preservar, valorizar e difundir. Um povo que não cultiva suas tradições é esquecido e nunca se torna forte, e a construção de uma política pública perene, que garanta o desenvolvimento cultural de um povo fortalece a sua identidade, daí a importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura de Sapezal, que será, após aprovado pela Câmara Municipal, o instrumento que viabilizará todas as ações para que esse desenvolvimento seja uma verdade em nosso município” Diz Andreza Silva, Diretora Municipal de Cultura de Sapezal.

O que é o Plano Municipal de Cultura?

O Plano Municipal de Cultura é um documento formal que representa a política de gestão cultural de uma cidade. Nesse documento estão as ações culturais que se pretende desenvolver por um período de dez anos. O plano deve promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais.