01 JUL 2020
Planejamento Estratégico - PDI da Prefeitura de Sapezal

A Prefeitura Municipal de Sapezal vem desenvolvendo os trabalhos do Planejamento Estratégicos neste ano com novos desafios, devido a pandemia do Novo Corona Vírus ( Covid-19), onde cada Secretaria está se adaptando a nova realidade para cumprir as ações planejadas no PDI, mas contando com o apoio remoto do Tribunal de Contas (TCE-MT), através dos Coordenadores do Programa.

O Prefeito Valcir Casagrande, tem incentivado as ações do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI)”, ofertado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), com o objetivo de melhorar os serviços públicos através da cultura do planejamento.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) é composto por seis projetos que integram o programa PDI, sendo eles:

·       Projeto 1- Apoio ao Planejamento Estratégico;

·       Projeto 2 - Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã;

·       Projeto 3 - Orientação por meio de cursos presenciais e à distância;

·       Projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras;

·       Projeto 5 - Modernização Institucional;

·       e o Projeto 6 – TCEndoCidadania;

O foco do PDI é o desenvolvimento das instituições públicas, a partir do conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

No dia 27 de maio, a Coordenadora do PDI de Sapezal, Rayanne da Silva, participou de uma reunião por videoconferência com os Coordenadores do PDI no Tribunal de Contas de Mato Grosso, onde foram abordados os seguintes temas: Resultados do primeiro quadrimestre; Canais de atendimento remoto; Cancelamento do cronograma de visitas técnicas em 2020; Melhorias no sistema de avaliação e no sistema GPE e Projeção para 2020. Onde posteriormente os Secretários municipais foram orientados à cumprir com as ações e as datas de lançamento no sistema GPE.

Mesmo diante das restrições, devido ao Covid-19, o Planejamento Estratégico está sendo desenvolvido na Prefeitura de Sapezal por todas as Secretarias, respeitando as limitações obrigatórias. Até 30 de maio o resultado alcançado foi de 52,54%, ou seja das 59 metas projetadas para 2020, 31 foram atingidas, 06 não foram atingidas e 22 não iniciaram o período de lançamentos, conforme relatório do Sistema GPE.

Neste ano a Prefeitura de Sapezal foi destaque no site do TCE/MT, com boas práticas de gestão, por ser a primeira Prefeitura do Estado a realizar audiência pública on-line, através de live no facebook. E também com o recente resultado do Índice de Gestão Fiscal Municipal (IGFM), divulgado pelo Tribunal de Contas, que classificou Sapezal em 2º lugar - Gestão de Excelência, comparando com os 141 municípios de Mato Grosso. Resultado de muito esforço e planejamento da Secretaria de Finanças, através da Secretária da pasta, Ioni Cristiani Graeff Manentti e sua equipe de trabalho, que acompanham através do sistema GPE todos os indicadores que compõe o Índice de Gestão Fiscal.