Aprovado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade, o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Sapezal já é uma realidade.
A Lei 1557/2020 sancionada pelo Governo Municipal em 14/09/2020 é uma conquista do Segmento Cultural do Livro que durante mais de um ano articulou debates entre Sociedade Civil e os Poderes Executivo e Legislativo, com ampla participação popular o que resultou no texto final da Lei.
A partir de agora, será constituído um Conselho, conforme está descrito no PMLLLB, para fiscalização e acompanhamento dos programas, projetos e ações contidos na Lei.
No texto do PMLLLB de Sapezal é salvaguardado o recurso a ser destinado às atividades que promovam o livro e a literatura, bem como o apreço pela leitura e a valorização das bibliotecas.
Os Municípios de Nova Iguaçu – RJ e Juína – MT, já haviam conseguido aprovar seus Planos com recursos garantidos em Lei, deixando Sapezal como o terceiro município do Brasil a ter o Plano aprovado com recurso garantido em Lei e o segundo no Estado de Mato Grosso.
“Muitas das atividades descritas no PMLLLB já são executadas em nosso município, essa Lei veio para fortalecer essas atividades e ampliá-las, a fim de que mais cidadãos tenham a acesso ao livro e a leitura.” Disse Andreza Silva, Diretora Municipal de Cultura
“Esse documento fornece todas as ferramentas necessárias para garantir o fomento das atividades literárias no Município por dez anos e é de grande importância que a Sociedade Civil acompanhe, cobre e fiscalize as ações descritas no Plano, uma vez que essa Lei reflete a demanda dos munícipes de Sapezal.” Disse Prof. Fernando Silva, Presidente do Conselho Municipal de Cultura