25 JUN 2013
Aula Inaugural marca início de Pós Graduação em Gestão
Reitor Adriano Silva e Prefeita Ilma Grisoste

A Prefeitura de Sapezal, em parceria com o governo do estado através da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, realizou na última Sexta-Feira, no auditório do Paço Municipal, aula inaugural dos cursos de pós graduação em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão em Saúde.

A Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil – UAB – Sapezal, Vaderes Delmontes, disse que os principais beneficiados são os funcionários públicos, tanto municipal, estadual e federal, que tem a oportunidade na modalidade a distancia de uma educação com especialização de qualidade, gerida por uma Universidade de peso como a Unemat.

A Drª. Fabíola Aparecida Sartin, Diretora de Educação a Distancia e Coordenadora UAB-UNEMAT, disse que é uma oportunidade única, pois além da qualidade do ensino, ainda é gratuito, não apenas aos alunos de Sapezal, mas de todos os municípios circunvizinhos, afirmando que o Pólo UAB, agrega as Universidades Públicas de Ensino Superior.

Lembrando que a criação do Pólo vem de uma luta muito grande da Prefeita Ilma desde quando ainda era vereadora, e que devido o bom relacionamento entre ambas, conseguiu articular a implantação do Pólo, considerado de qualidade AA, ou seja, está apto a oferecer qualquer curso de ensino superior a distancia.

A Drª. Ana Maria Di Renzo, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unemat, disse que os alunos farão educação continuada em áreas específicas no caso Gestão Públicas, mas afirmou que a área de saúde também ganhará muito com o novo curso.

O acadêmico Juliano, disse que todo aperfeiçoamento que se busque, serve para adquirir novos conhecimentos, afirmando que vai aplicálos no dia a dia.

Adriano Silva, Reitor da Unemat – Cáceres, parabenizou a Prefeita Ilma Grisoste pela implantação do Pólo UAB em Sapezal, dizendo que “Este” traz radiação, ou seja, fortalecimento da educação, não só através da Unemat, mas também da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, de Instituto Federal e de outras IES, e também de outros cursos de mestrado do país inteiro.

Disse também que Sapezal ganha muito, e não somente Sapezal, mas todos os municípios entorno. Afirmando que hoje são 150 alunos e três Pós Graduação, porém daqui a 15 dias a UFMT, estará ofertando aqui, ou seja, em um curto espaço de tempo a UAB estará cheia de alunos. Falou também que já afirmou à Prefeita Ilma, a vinda de Graduação da Unemat pela UAB, que o processo já está sendo fechado, para 2014, quando teremos vários cursos. Lembrando que uma cidade forte economicamente com é Sapezal, carecia muito de qualificação superior.

Por sua vez, a Prefeita Municipal Ilma Grisoste, disse que sempre quis transformar Sapezal em Município Pólo Educacional, e que a implantação dos três Cursos, são apenas um início, dizendo que não são apenas alunos de Sapezal, mas também de Campos de Júlio, Campo Novo dos Parecis, Juina e outros municípios da região. Lembrando que são inicialmente cento e cinqüenta acadêmicos da Unemat, que buscam especialização, afirmando que já tem a promessa do reitor Adriano Silva, para implantação de curso superior que possa atender além de Sapezal, também Campos de Júlio e Comodoro, e que estará definindo quais os cursos que virão o mais urgente possível, para que o vestibular possa ocorrer até o final do ano.

A Prefeita disse que neste momento a aula inaugural foi da Unemat, mas que muito em breve teremos a aula inaugural da UFMT, com o curso de pós graduação que é: informática na educação, e ainda um curso da IFMT, superior e pós graduação. Reiterando que lutará para trazer todas as instituições públicas de ensino do estado de Mato Grosso para Sapezal, pela UAB.

Finalizando, a Prefeita Ilma disse estar muito honrada com a presença do Reitor do Unemat Adriano Silva, lembrando que esta foi a primeira aula inaugural que ele participa. Até então as aulas inaugurais tinha a participação apenas por vídeo. Afirmando que a diretoria da Unemat, incluindo Reitor, Pró-Reitor e Coordenador escolheram Sapezal por acreditar no trabalho que está sendo desenvolvido. Agradeceu a presença de tão ilustres personalidades afirmando que só traz fortalecimento para o futuro.