A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos, está realizando o trabalho de limpeza nas caixas de captação de águas pluviais (boca de lobo), tirando areia, terra e objetos que possam impedir o escoamento da água pela tubulação.
Segundo o Secretário Arnaldo Jairi, esse trabalho é dispendioso, porém necessário, pois estamos iniciando período chuvoso, e caso não seja feito esta limpeza, poderemos ter problemas mais sérios, como alagamentos e rompimento de canalizações devido o entupimento, principalmente aqueles causados pelo acúmulo de lixo.
Para evitar toda essa problemática, a Secretaria de Obras elaborou pela segunda vez, um calendário com um cronograma para coleta de entulhos em todos os bairros da cidade, orientando e conscientizando a população para que não coloquem entulhos fora dos dias estabelecidos. Caso haja colaboração dos moradores,(assim acreditamos), não haverá no futuro alagamentos e ou rompimentos de tubulações pelo acúmulo de lixo que possam obstruir a canalização.
"Os trabalhos desenvolvidos são preventivos , e começou antecipadamente para se possível, até que se comece o período chuvoso, tenhamos feito a limpeza em todas as bocas de lobo da cidade, sei que são muitas, e requer uma quantia maior de funcionários, mas estes têm se desdobrado para que os trabalhos possam ser concluídos no prazo estabelecido". Disse o Secretário.
Lembrando ainda, que além das limpezas nas caixas de contenção de água, os trabalhos estão focados também na restauração dos meios fios, guias e sarjetas, em alguns casos há necessidade de reconstrução de meios fios, tapa buracos e outros serviços necessários para recuperação das vias públicas.
O Secretário informou também, que infelizmente alguns condutores de veículos pesados, principalmente de caminhões, sobem nos meios fios e acabam quebrando-os, causando prejuízo aos cofres públicos e mais trabalho à Secretaria, disse ainda que nestes casos quando o condutor for identificado, fará com que os valores gastos pela administração possam ser ressarcidos, lamentou que isso esteja ocorrendo, e para tanto pede a colaboração dos munícipes para que procurem preservar o patrimônio público, "quando fazemos um trabalho e temos que voltar novamente para recuperar aquilo que foi quebrado, gastamos duas vezes, e oneramos o município". Finalizou.