As matrículas para o ingresso de novos alunos na rede estadual de ensino de Mato Grosso começaram hoje segunda-feira (6). Porém, poderão ser feitas somente nas escolas que não aderiram à greve e que entraram em recesso no mês de dezembro de 2013. De acordo com a secretária de Educação do Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida, serão disponibilizadas 50 mil vagas. O ano letivo nessas escolas está previsto para começar no dia 3 do mês que vem.
Por conta da greve dos professores que durou mais de dois meses, no ano passado, foram estabelecidos dois calendários para o ano letivo deste ano. As que não aderiram à greve dos trabalhadores do setor, que durou mais de dois meses, vão dar início às atividades no dia 3 de fevereiro, enquanto as demais vão começar as aulas no dia 17 de março.
Ocorre que as escolas que entraram em greve deverão ainda concluir o período de reposição das aulas perdidas até o dia 24 de fevereiro. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, as deverão realizar aulas aos sábados.
Rede Municipal
Na rede municipal de ensino de Sapezal, as matrículas começaram ontem. Na Escola Municipal Antonio Clarismundo Scheffer, maior escola do município, existem vagas para cerca de 2.200 (dois mil e duzentos alunos), que poderão fazer suas matrículas indo diretamente na escola para pegar uma senha.
No total estão sendo distribuídas diariamente 60 senhas, sendo 30 no horário das 07 às 11:00 e 30 no horário das 13:00 às 17:00 horas, segundo a diretora do bloco I Lillian Camilote não será necessário que pais, responsáveis ou alunos fiquem na fila para pegar a senha.
Para efetuar a matrícula é necessário levar certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência dos pais ou responsável, ou se, no caso, uma declaração de transferência.
A Creche Nibele Vefago também já iniciou as matrículas, que poderão ser realizadas até enquanto houver vagas.
A Creche comporta 375 crianças, a mãe precisa levar uma declaração de trabalho e tem prioridade a família que recebe bolsa família.
Para a matrícula é necessário a certidão de nascimento da criança, Cartão de vacinas,
Comprovante de residência, CPF e RG do pai ou mãe.
Nas escolas Stephano Locks e Carmen Antonina Schenneider as matrículas terão início na próxima segunda dia 13 e finalizarão dia 24.
Escola Stephano Locks: 1ª ao 4º ano – 180 Vagas.
Escola Carmen Antonina Schneider estão disponíveis as seguintes vagas: Pré I (manhã): 95 Vagas; Pré I (tarde): 85 Vagas; Pré II (manhã): 75; Pré II (tarde): 20.