A Prefeitura de Sapezal, através da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos, está realizando vários trabalhos que visa a melhoria da população, no que se refere a iluminação pública, escoamento de águas pluviais, coleta de entulhos e reforma e limpeza de bueiros e boca de lobos.
Acompanhamos os trabalhos da Secretaria nestas várias frentes de trabalho verificamos que as ações proposta pela Prefeita Ilma Grisoste estão sendo executadas, entre elas, a remarcação dos postes de energia elétrica. Esta marcação ou remarcação (onde já exista o número), serve para orientar os munícipes quando houver algum problema de iluminação, os números maiores e consequentemente a identificação de todos os postes, facilita a informação, assim, quando houver alguma lâmpada queimada ou falta desta, o morador liga na Secretaria de Obras, e informa o número do poste, a equipe identifica o local e se desloca para fazer o reparo, é o trabalho participativo entre administração pública e população.
Outro fator preponderante é a coleta de entulhos. Existe um calendário elaborado especificamente para coleta de entulho para cada bairro da cidade a ser executado durante cada mês do ano, e que está sendo divulgado através de panfletos distribuídos não apenas nos bairros, mas também em todas as escolas do município.
Para que tenha êxito, é necessário que cada morador obedeça o cronograma e não coloque entulho na rua fora da data, por exemplo: neste mês, a coleta no Bairro Popular será nos dias 15 e 16, portanto os moradores poderão colocar entulhos somente no dia 14, ou seja um dia antes da coleta, e assim sucessivamente para todos os bairros. Caso este cronograma não seja obedecido, o morador sofrerá o transtorno da permanencia do entulho em frente da sua residência ou comércio durante 30 dias, pois uma vez retirado, a coleta só volta no mês seguinte, isso sem contar outros fatores negativos, pois deixa a cidade suja e feia. O que não é o objetivo da administração.
Procurando evitar que aconteça inundações, uma outra equipe está realizando o trabalho de limpeza dos bueiros, com retirada de areia e lixo doméstico, como garrafas pet e sacolas plásticas que são jogados nas ruas e levados pela enxurrada para dentro das tubulações, isso causa entupimento dos canos e manilhamentos, sendo necessário que um funcionário adentre a tubulação para retirada dos dejetos.
Ainda quanto as bocas de lobo, estão sendo colocadas novas tampas onde se encontram quebradas, é feita também a fixação destas com massa de cimento, evitando assim que sejam retiradas com a força das enxurradas. Obs. Este trabalho está sendo feito em toda a cidade.
Os trabalhos de poda da grama nos canteiros centrais das principais avenidas nunca deixaram de ser feitos, esta equipe utiliza trator equipado com roçadeira, também roçadeiras motorizadas e roçadeira dirigível. Os trabalhos estão a todo vapor, sendo que assim que a poda é feita, uma equipe vem logo atrás recolhendo tudo que é cortado, bem como o lixo deixado por alguns moradores, diga-se de passagem é inadmissível que algumas pessoas não cuidem do próprio visual da cidade, e sem o menor constrangimento e respeito ao próximo, jogam garrafas e sacos de lixo em nossas principais avenidas, como é o caso da Av. Rotary Internacional, principal via de entrada da cidade.
Mesmo com o constante trabalho desenvolvido pela administração municipal, o que vemos são: garrafas quebradas, lixos jogados ao longo do canteiro central, isso causa além de sensação de povo mal educado, também prejuízos aos cofres públicos, pois os mesmos serviços tem de ser feito várias vezes.
Aproveitamos para chamar a atenção dos proprietários de imóveis urbanos, que ajudem a administração a manter a cidade limpa, denunciando aqueles que tem o hábito de jogar lixo na rua, através do telefone 3383-2366, só assim teremos a cidade que queremos.