Encerra-se no proximo domingo (20), as inscrições para os cursos de Barcharel em Administração Pública e Pedagogia, pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Pólo Sapezal.
Segundo a Coordenadora da UAB-Sapezal, Valderes Delmontes informou que estas inscrições fazem parte do edital no 02/2014 da Unemat, que ampliam as vagas neste dois cursos, sendo que as vagas eram de apenas 50 alunos para Administração Pública e 50 para Pedagogia, agora serão mais duas turmas com mais 50 alunos cada.
As inscrições poderão ser feitas somente pelo Site: www.novoportal.unemat.br o valor da inscrição é de 90 reais e poderão ser pagas em qualquer instituição financeira até o dia 22 (terça feira).
A UNEMAT é uma instituição pública de Ensino que é mantida pelo Governo do Estado do Mato Grosso. Esta universidade foi fundada em 1993 e possui hoje cerca de 11 campi e 15 núcleos pedagógicos. Com isso a Universidade do Estado de Mato Grosso vem para dar mais oportunidade a todas as pessoas que queiram ter um ensino de qualidade. A UNEMAT tem sua sede em Cáceres, que é um município de Mato Grosso. Os campis estão localizados nas cidades de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sinop, Alta Floresta, Colíder, Alto Araguaia, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Juara. Todos os anos a UNEMAT realiza Vestibular para sua vitrine de 82 cursos de diversas especificações.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da Educação em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e a administração Pública, saúde, meio ambiente, entre outros.
Os primeiros Polos comecaram a ser instalados em 2007 e em 2013 chegam ao numero de 750, sendo que a meta e chegar ao número de 1000 Polos atendendo aproximadamente 800 alunos por Polo que resultará em 800.000 alunos no total.
O valor investido anualmente pelo Governo Federal e de aproximadamente 1 bilhão de reais. Atualmente o sistema conta com 94 Instituições de Ensino Superior atendendo aproximadamente 300.000 estudantes. Os Polos estão localizados em todas as regiões do Brasil, sempre em locais estratégicos e com grande demanda.
Todos os cursos são válidos, autorizados e reconhecidos pelo MEC. Nesse sentido mencionemos o decreto 5.622/05 que regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394/06 que trata do credenciamento para educação a distância. O decreto 5.800/06 que trata sobre a Universidade Aberta do Brasil.
Os cursos são na modalidade a Distância, semi presenciais. Nesse sentido, existem momentos em que os alunos devem necessariamente comparecer ao Polo para participarem das aulas através do sistema de vídeo conferência com comunicação em tempo real, aulas com os professores presencialmente, grupos de estudos para resolução de exercícios e tarefas, realização de provas, sendo que todas as atividades são acompanhadas por Prof. Tutores especialistas em cada área de atuação.
Para as Graduações o sistema de ingresso é através de vestibular para demanda social e através da Plataforma Paulo Freire para a formação de professores em exercício do magistério e para as Pós Graduações geralmente a Universidade analisa o currículo.