07 NOV 2015
Formatura de alunos do PRERD

Com o Ginásio de Esporte Marcelo Leal praticamente lotado por pais, alunos e professores, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Eneli Firmo Bandeira Scapinelo numa parceria entre Governo Municipal e Polícia Militar, realizou ontem a formatura de mais de 500 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, a formatura serviu também como despedida do CB PM Costa Campos, que está se transferindo para outro município.

Participaram da solenidade o Comandante da 5 Cia de PM de Sapezal Ten. Cel. Jonas Duarte de Araújo, O Presidente da Câmra Municipal Manoel Nascimento da Silva, Secretário Municipal de Educação Cultura e Esportes Edilson Luiz Miani, Diretor da Escola Alessandro de Lima, Coordenadores da Secretaria de Educação e professores, que aplaudiram de pé cada aluno que vinha à frente receber seu certificado.

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, foi criado pelo Distrito Escolar na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1983 com a sigla D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistence Education) que traduzindo significa Educação para Resistir ao Abuso de Drogas e apresentado ao departamento de Polícia. Teve boa aprovação e com dois anos de aplicação o Programa estava em todos os Estados americanos. Rompeu-se fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 59 países. Tanto que o Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas - NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o Proerd como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas em todo o mundo.

No Brasil o Programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para outros Estados, tamanha foi a aceitação por parte das escolas e comunidade, que atualmente o programa já atende todos os Estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas. Chegou no Estado de Mato Grosso no ano de 2000 especificamente em Cuiabá e Várzea Grande, alcançando vários municípios no interior do Estado.

Mato Grosso até o ano de 2010 totalizou aproximadamente 150.000 (cento e cinqüenta mil) crianças, adolescentes e pais já formados pelo Proerd, equivalendo a 1.800.000 (um milhão e oitocentos mil) atendimentos.

O Policial Militar instrutor do proerd é selecionado pelas corporações militares, por uma equipe multidisciplinar, na qual se exige do policial alguns pré-requisitos para a inscrição. Sendo apto nesta seleção, o policial participa de um curso integral, com intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas como psicologia, pedagogia, toxicologia, assistência social, entre outros, passando por um estágio e sendo aprovado, o policial recebe o certificado de instrutor do Proerd.

O Proerd na escola, com currículo para crianças de 9 a 12 anos, 5º ano, tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. Nas aulas temos apoio, colaboração e acompanhamento dos professores.

O Programa tem um material de apoio (livro do estudante), composto de doze lições que abordam fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência incluindo prática de bulling, maneira de se lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e valorização à vida.

Desta forma encerramos nosso trabalho com a 12ª lição, que é a formatura, momento da entrega dos certificados aos alunos, com a participação dos familiares e convidados, onde os alunos vibram muito neste dia que deixa inegavelmente uma marca indelével em seus corações.

A colaboração dos pais também é muito importante para o sucesso do programa e consequentemente o sucesso do formando Proerd “seu filho”.
A Polícia Militar como parceira nas ações de prevenção primária trabalha com o Proerd na redução da demanda; com os currículos:Currículo – Proerd para pré-escola da Ed. Infantil e anos inicias do Ensino Fundamental;
Currículo – Proerd para crianças de 09 a 12 anos – 5º ano; Currículo – Proerd para adolescentes de 11 a 14 anos – 7º ano; Currículo – Proerd/Pais. Esta é uma visão de Polícia Solidária, comprometida com o cidadão.