30 OUT 2019
CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DA DIVERSIDADE INDÍGENA DO MUNICÍPIO DE SAPEZAL

A Secretaria de Educação, através Departamento Indígena e Assessoria Pedagógica realiza a I Capacitação Pedagógica da Diversidade Indígena para Professores não Indígena das Escolas Urbanas e do Campo, tendo como objetivo PROMOVER a discussão relativa ao saberes e aos conhecimentos indígenas no currículo escolar, conforme estabelece a Lei 11.645 e a BNCC.

O Município de Sapezal tem dois territórios indígenas: Território Tirecatiga onde mora o povo Nambikwara e dentro deste território temos outro povos que são Terena, Irantxe, Rikbatsa, Suya. No Território Utiariti mora o povo Paresi Haliti.

A capacitação da Diversidade oferta aos professores o conhecimento da cultura dos povos indígenas, os elementos culturais das etnias, sobre o povo, processo histórico desde os Espanhóis, os Bandeirantes portugueses até o SPI, Marechal Rondon e as linhas telegráficas, os Territórios Tradicionais, internatos, o processo da evangelização, as ruinas, as Aldeias, a Educação Tradicional e Escolar travessando várias mudanças depois do contato, a Contemporaneidade e Lei 11645/2008.

A partir deste conhecimento, as escolas poderão acrescentar nos seus Projetos Políticos Pedagógicos, amarando no currículo temas sobre os povos indígenas e sua cultura, assuntos de diálogo entre ambos, nas trocas de saberes entre as escolas urbanas, campo e as comunidades indígenas.

Segundo Maria Margarete Valentim. As escolas urbanas do Município de Sapezal recebem todos os anos a partir do 6º ano mais de 25 alunos indígenas, que vem das escolas das aldeias que são Específicas e Diferenciadas. A escola urbana de Sapezal tem que está preparada para receber os alunos indígenas. O desafio da formação docente para a SEMECE de Sapezal, através do Departamento Indígena e da assessoria pedagógica é da continuidade e capacitar os professores que chegam de outros lugares sem essa formação que é de suma importância para que eles possam compreender o contexto sócio cultural de Sapezal e que a presença indígena é uma presença muito importante. A capacitação vem mostrar que podemos buscar e valorizar a cultura dos povos dentro do projeto escolar na construção de novas práticas pedagógicas; pautando assim, numa educação multicultural.

Vamos ter duas capacitações a I foi com o povo Nambikwara e a II com os Paresi.

Todas as escolas Municipais.

ENELI SCAPINELLO

ANTÔNIO CLARISMUNDO SCHEFFER