A Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando trabalho de visitas às residências para acompanhar e monitorar as vacinações que são feitas nas crianças, chamado de: Monitoramento Rápido de Coberturas vacinais (MRC) trata-se de uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para supervisão das ações de vacinação adotada em vários países das Américas como ação rotineira. É um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas. No Brasil, o método da OPAS foi adaptado adequando-se a amostra a ser avaliada em cada município.
1. - Objetivos do MRC
· Avaliar a situação vacinal das crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade para as vacinas do calendário da criança.
· Resgatar e vacinar crianças não vacinadas, melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas no contexto dos municípios, estados e no país, além de aumentar a imunidade da população garantindo manutenção do estado de eliminação, controle a redução da incidência de doenças imunopreveníveis sob vigilância no país.
Em sapezal foram realizadas 125 visitas de maneira igualitária em cada unidade de saúde inclusive nas fazendas.
O Monitoramento Rápido de Coberturas vacinais (MRC) serve para Tomar decisões com base nos resultados encontrados durante o MRC para melhor cobertura e verificar como proceder nas próximas campanhas e como alcançar os índices estabelecidos pelo Ministério da Saúde.