09 JUL 2018
2074 visualizações
Reunião para a Formação do Comitê Jovem do Programa Conecta Biblioteca

Aconteceu nessa última quinta-feira (05/07) às 17h30min, na Biblioteca Municipal Centro do Saber André dos Santos,  a 1ª Reunião para a Formação do Comitê Jovem do Programa Conecta Biblioteca.

O programa é realizado pela ONG Recode e a Caravan Studios e visa estimular a transformação social por meio de bibliotecas públicas, consideradas recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. Lideranças de jovens da cidade foram convidadas a engajarem seus liderados nesse programa que visa aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais contribuindo com o desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade social. Adicionalmente, o programa também visa contribuir com o fortalecimento da rede nacional das bibliotecas e oferece capacitação na área tecnológica para os jovens envolvidos no Comitê.

A Diretora de Cultura Andreza Silva disse: Esse Programa é a oportunidade prática de todo jovem que diz que gostaria de “mudar o mundo” de fazê-lo. Às vezes temos a falsa idéia de que só mudaremos o mundo se formos para África, por exemplo, mas na verdade eu acredito que mudar para o melhor o mundo começa em tornar a vida de quem nos cerca mais fácil e prazerosa e o Conecta Biblioteca pode proporcionar isso.

Muitos cobram que o poder público faça algo, mas quando surge a oportunidade de nós, como cidadãos, fazermos são poucos os que vem para frente de batalha, mas ainda há tempo e estamos abertos para todos que quiserem fazer parte.” O programa Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

06/07/2018
REUNIÃO CONECTA BIBLIOTECA