17 ABR 2023
ESPORTES
FINANÇAS E ORÇAMENTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prefeito Valcir Casagrande participa da abertura de evento do TCE-MT, sobre os resultados do Planejamento Estratégico dos municípios mato-grossenses

O Prefeito Valcir Casagrande participou nesta quarta-feira 19 de abril, da abertura das apresentações dos resultados 2022 do Programa GPE (Gerenciamento do Planejamento Estratégico). Na oportunidade o Prefeito reforçou seu apoio aos servidores municipais participarem das capacitações ofertadas pelo Tribunal de Contas, que tem sido parceiro da gestão ao capacitar e orientar os servidores a fazerem as coisas corretamente.

A reunião realizada pelo TCE-MT, aconteceu virtualmente, com a participação do Supervisor da Escola Superior de Contas do TCE - Conselheiro Waldir Teis, o Secretário da Seplan do TCE – Adjair Roque, o Coordenador do convênio firmado entre o TCE e a UFMT – o Professor-doutor Alexandre dos Anjos, o Presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) - Neurilan Fraga, o Prefeito de Sapezal Valcir Casagrande, a Prefeita de São Félix – Janailza Taveira e o Prefeito de Juscimeira – Moisés dos Santos.

Após a abertura, a Prefeitura de Sapezal, através da Coordenação do Planejamento estratégico, Secretários Municipais e Servidores responsáveis por metas, seguiram na reunião de resultados com a equipe da Seplan do TCE, apresentando os resultados alcançados em 2022. Os resultados foram alcançados com o trabalho de todas as secretarias do executivo municipal, porém a ênfase nesta apresentação foram os indicadores financeiros do município no IFGF (Índice Firjan de Gestão Municipal).

No resultado geral, a Prefeitura de Sapezal atingiu de 72,30% das metas planejadas para 2022 no GPE. Ou seja, de 65 metas, 47 foram alcançadas, obtendo um saldo positivo no Programa, que tem por objetivo implantar nos municípios boas práticas de gestão, através do Planejamento com foco nos resultados.

evolução-das-metas

No Planejamento Estratégico são acompanhados e mensurados os principais projetos e indicadores da gestão municipal de curto e longo prazo de todas as secretarias, nessa apresentação o case de sucesso foram os resultados da Secretaria de Finanças, que através do aprimoramento e acompanhamento dos indicadores financeiros, obtiveram excelente resultado no último Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), onde o município de Sapezal ficou em 1º lugar no ranking dos indicadores de Gestão Fiscal (Estadual) e em 36º lugar (Nacional).

tabela-nacionla-e-estadual
Autor: Rayanne da Silva